Em Construção: Reflexões de uma Doutoranda em Formação – Minhas Linhas de Chegada (e Partida)
Escrever no meu e-portfólio ao longo destes meses não foi apenas cumprir tarefas; foi a materialização exata do propósito deste espaço: um exercício constante de ver a mim mesma em construção. É com essa mesma entrega que realizo este movimento de fechamento da disciplina. 1. Autoavaliação Desde o primeiro contato com a disciplina Tecnologias Digitais no Ensino, entendi que o conhecimento não seria recebido de forma passiva, mas esculpido coletivamente com meus pares. Longe de ser um processo de mero preenchimento ou acúmulo, vivenciar este semestre exigiu a coragem de esvaziar o copo constantemente. Lembrei-me muito da máxima de Alvin Toffler: o analfabeto não é aquele que não sabe ler e escrever, mas aquele que não consegue aprender, desaprender e reaprender. Essa jornada de lifelong learning se fez real para mim ao mergulhar no universo desta disciplina. Foi preciso desconstruir certezas conceituais e metodológicas para, só então, reconstruir novas formas de pensar. O que fiz bem:...