Relato de experiência

Esta semana foi marcada por uma compreensão mais realista sobre a abordagem STEAM. Através das discussões em aula com os colegas e do contato com materiais da Lilian Bacich, percebi que o STEAM é, acima de tudo, uma perspectiva transdisciplinar voltada para resolver problemas reais de forma ética e equitativa.

Um aprendizado fundamental foi desmistificar o acrônimo: não é obrigatório integrar todas as áreas (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) em um único projeto. A essência está na integração que faça sentido para o problema proposto. Além disso, entendi que um software com essa abordagem deve ser generativo, adaptável e interoperável.


No plano pessoal, lido com a frustração de não ter aproveitado a disciplina como gostaria, nas duas últimas semanas, devido a um período de afastamento por saúde. Sem condições de manter as leituras, precisei encarar minhas limitações. O doutorado também ensina a importância de aceitar esses processos e fazer escolhas.


Agora, minha escolha é seguir em frente. Decidi focar minha energia no desenvolvimento do artigo, transformando o que foi possível absorver até aqui em base para minha escrita.

Comentários

  1. Não desista! Nem fique somente com foco no artigo. Ele é apenas uma parte da disciplina. Ainda temos muito o que ler, produzir e discutir.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Diagrama de Ishikawa - Implementação instrumental das TD

Linha do tempo - Tecnologias Digitais no Ensino no Brasil

Educational Innovation