Relato de experiência

Esta semana foi marcada por um misto de sentimentos, mas, acima de tudo, pela sensação de dever cumprido. Precisei fazer uma escolha difícil e, infelizmente, não consegui aproveitar o último PBL como gostaria, pois tive que canalizar todas as minhas energias no desenvolvimento do meu artigo da disciplina.

Embora essa decisão venha acompanhada de uma pontinha de frustração por não ter aprofundado no último PBL, o sentimento predominante é a felicidade de ter concluído a escrita do artigo dentro do prazo. Como já havia feito uma análise prévia das exigências da revista, o texto foi construído de forma direcionada. Agora, sigo confiante para os próximos passos da jornada: tradução, formatação e submissão.

O processo de construção dessa revisão sistemática me trouxe um ganho valiosíssimo e, mais do que aprender algo novo, confirmei mais ainda o que eu já acreditava empiricamente. A análise rigorosa da literatura me permitiu constatar um consenso científico reconfortante: os estudos concordam que a tecnologia não pode substituir o ser humano. Ficou evidente que, para extrair o máximo potencial das ferramentas digitais na educação, é indispensável haver uma intencionalidade pedagógica clara e uma atenção constante aos riscos envolvidos.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Diagrama de Ishikawa - Implementação instrumental das TD

Linha do tempo - Tecnologias Digitais no Ensino no Brasil

Educational Innovation